sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Quem nunca conheceu um talento desperdiçado?!



Muitos brasileiros sonham em serem jogadores de futebol

É a forma mais popular de escapar da pobreza, tirar a família da miséria

Dizem que hoje, não se chega à peneira de um grande clube, sem ter assinado com um empresário

...mas quantos ficam pelo caminho?

Quem nunca conheceu um garoto bom de bola que não conseguiu alcançar o objetivo?

Eu me lembro de um garoto destes: José Carlos de Lucca Junior, o “Pinguim”

Baixinho, rápido, driblador, marrento, seu estilo lembrava o de Jorge Henrique do Corinthians

E foi no mesmo Corinthians, seu time de coração, que ele tentou a sorte, levado por um conselheiro do clube

Jogava com chuteiras emprestadas por um vizinho

Depois de muito tentar, desistiu. Aos amigos que jogavam com ele em uma rua na Vila Mariana, contou, desolado

“Eu treino, marco gols, luto, e na hora dos jogos oficiais, joga no meu lugar o filho de um diretor”

Hoje Pinguim ministra treinamentos em uma grande seguradora em São Paulo

Quem nunca conheceu um talento que não vingou, por estes campos e ruas do nosso imenso Brasil?!

4 comentários:

  1. É isso aí Maurão, com um pouco mais de incentivo e oportunidade eu teria ido bem mais longe do que o tempo que passei no Corinthians, e pode ter certeza que assim como eu, naquele mesmo período o clube perdeu vários outros talentos. Mas enfim, foi uma experiência incrível e ao mesmo tempo um sonho meio realizado, pois consegui vestir a camisa do Timão em dois torneios oficiais, marquei 7 gols no total da minha curtíssima carreira futebolística. Mas valeu à pena, pelo menos tivemos este excelente assunto para comentar.Ah, e já estava esquecendo, tive a ajuda do Sr Nilton Ferrari(conselheiro do Corinthians) que me viu jogando bola na rua e me indicou para a peneira. Porém, do contrário dos outros, ele não era "costa quente" e por isso não tive chance contra os filhos dos diretores...rs Ao meu amigo Mauro Amaral vai o meu muito obrigado por fazer da minha história um minúsculo registro no mundo do futebol.
    Abraço.
    Jose Carlos De Lucca Junior.

    ResponderExcluir
  2. Imaginem quantos bons jogadores o Brasil perdeu e perde a cada ano por causa dos esquemas imundos dentro das peneiras dos clubes:

    Empresários forçando jovens a assinarem com os próprios, gente recebendo suborno para beneficiar um garoto, filhos de diretores e pessoas influentes sendo beneficiados, treinadores da base passando informação privilegiada para empresários corruptores, e muito mais...

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que foi dito sobre o sistema que vigora nas bases do futebol é verdade, Mauro, pois eu mesmo tenho um sobrinho que acredito ter talento e que desistiu por falta de oportunidades. Porém, na atualidade, as tecnologias que facilitam a comunicação e a divulgação(Youtube e afins) permitem que um anônimo qualquer de verdadeiro talento tenha sua chance, ainda que mínima.

    Creio mesmo que é quase impossível esconder um talento hoje em dia se não houver omissão ou desinteresse do próprio. Os interesses financeiros de empresários e agentes da bola estão acima de qualquer nepotismo ou apadrinhamentos por laços apenas de sangue ou amizade.

    Certamente ainda há muitos talentos que se perdem, mas não devido aos tais esquemas e favorecimentos a medíocres e sim à falta de visibilidade. Os esquemas existem e sempre existirão, mas a ganância dos caça-talentos garante o espaço dos verdadeiros craques.

    Parabéns pelo blog. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Lembra meu maninho, haha quem conhece sabe que ele tem talento. Felizmente ele ta na busca do sono dele e espero que nunca desista! Lucas Mazim, abraços mauro!

    ResponderExcluir