quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O heroico Ararat de 1973


Muitas vezes, nós brasileiros pensamos que um país pequeno, com futebol de pouca tradição, não rende nenhuma história curiosa. Este blog, ajudado pelo amigo Vazken Proudian, caçou uma história muito interessante do futebol da Armênia!


O time do FC Ararat Yerevan da Armênia, na época uma das repúblicas da União Soviética, participava no Campeonato Soviético de Futebol da primeira divisão desde 1966. No ano 1971 tinha conseguido o honroso segundo lugar do campeonato, causando grande alegria e orgulho nacional. No ano seguinte tinha ficado em quarto lugar, confirmando que tinha força para disputar o título. Finalmente, no ano 1973, o Ararat resolveu tentar ganhar tudo que disputou... e ninguém lhes avisou que era impossível... ou quase!

Para embarcar neste projeto ambicioso, o clube contratou o treinador Nikita Simonyan que tinha sido jogador na conquista da medalha de ouro olímpico em 1956, pela USSR. Simonyan era um técnico hábil e experiente e já tinha conquistado o Campeonato Soviético como treinador duas vezes com o time do Spartak de Moscou.

Outro reforço importante foi o artilheiro Eduard Markarov que já estava no time desde 1971, e tinha participado na Copa do Mundo em 1966, na Inglaterra, pela União Soviética.

O dream team se completava com jogadores excepcionais, como o meia-atacante e artilheiro Arkady Andreasyan que era o cérebro do time, os atacantes Levon Ishtoyan e Nikolai Ghazaryan, os meio campistas Hovhannes Zanazanyan (o capitão) e Serguei Bondarenko, os zagueiros Alexander Kovalenko e Armen Sarkissyan e o goleiro Alyosha “Muralha” Abrahamyan.


O campeonato era disputado no sistema de pontos corridos com a participação de 16 times, entre os quais vale citar o ucraniano Dínamo de Kiev do lendário artilheiro Oleg Blokhin, os russos Spartak e Dínamo de Moscou e o forte time da Geórgia, o Dínamo de Tbilisi, todos sendo times de grande tradição e campeões soviéticos por diversas vezes.

Lembrando que, ainda não existindo o sistema de três pontos, tinha uma “inovação” no torneio daquele ano: jogos que terminavam em empate eram decididos nos pênaltis e somente o vencedor ganhava um ponto extra. A maratona de trinta jogos começou no inicio de abril de 1973 e foi dura e disputada. Paralelamente, estava rolando a Copa da USSR, disputado no sistema mata-mata, assim como a nossa Copa do Brasil atualmente.

O Ararat conseguiu eliminar todos seus adversários na Copa da USSR, e no dia 10 de outubro de 1973, no estádio Lujniki de Moscou, enfrentou o Dínamo de Kiev do Blokhin e companhia na final. Neste jogo, a vantagem psicológica estava toda a favor dos ucranianos, pois eles tinham vencido de 3 a 1 no último encontro entre os dois times, em agosto.

O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0, e no segundo tempo o Dínamo abriu o placar com Kolotov, convertendo um pênalti. Faltando poucos minutos ao final do jogo tudo parecia decidido, então Sevidov, o técnico do Dínamo, resolveu gastar uns segundos fazendo substituições, tirando os atacantes Buryak (no 87º minuto) e Blokhin (no 88º minuto). Foi ai que brilhou a estrela do Levon Ishtoyan que no último minuto do jogo marcou o gol salvador e levou o jogo para prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação Ishtoyan marcou novamente! De uma forma dramática, o Ararat conseguiu ganhar a Copa da USSR pela primeira vez!

A reação da nação armênia foi eufórica, o povo inteiro saiu às ruas de Yerevan festejando, mas o episódio mais curioso foi em Beirute, no Líbano, onde centenas de jovens da comunidade armênia circulavam de carros nas ruas buzinando e gritando: Ararat, Ararat, sob o olhar de libaneses curiosos e desconfiados, que não percebendo do que se tratava achavam que estão gritando o nome do (Yasser) Arafat...!

O time do Ararat, com a merecida taça, após a dramática conquista da Copa da USSR de 1973

Após o final da Copa faltavam quatro rodadas ainda para o término do Campeonato e a disputa para o título estava acirrada com o Dínamo de Kiev. Embalado pelo sucesso na Copa, o time do Ararat estava mais determinado que nunca.

O último jogo aconteceu no dia 28 de outubro de 1973, em Yerevan, contra o Zenit de Leningrado. O Ararat abriu o placar com Zanazanyan e o primeiro tempo terminou em 1 a 0. No início do segundo tempo Markarov fez 2 a 0, mas logo em seguida, o Zenit marcou dois gols em quatro minutos, igualando de 2 a 2. Finalmente Markarov marcou novamente e o jogo terminou com a vitória do Ararat por 3 a 2, garantindo o título do tão sonhado Campeonato Soviético.

Camiseta comemorativa da conquista histórica!

E assim, o Ararat ganhou o Campeonato e a Copa da União Soviética no ano de 1973, um feito surpreendente que nunca mais se repetiu. Por conta desse sucesso, o Ararat participou na Copa dos Campões da Europa em 1974/75. O que foi mais impressionante e que esse time desconhecido, vindo de um país sem tradição em futebol foi avançando na Champions até enfrentar o todo poderoso Bayern de Munique, do Sepp Maier, Franz Beckenbauer, Uli Hoeneß e Gerd Müller, a base do time da Alemanha, campeã do mundo de 1974!

No dia 5 de março de 1975 foi o jogo da ida, em Munique. O Ararat resistiu heroicamente e o primeiro tempo terminou empatado de 0 a 0. Somente no 78º minuto do jogo é que a Bayern conseguiu abrir o placar com um gol do Uli Hoeneß. Faltando sete minutos, o sueco Conny Torstensson fez 2 a 0.

No dia 19 de março aconteceu o jogo de volta em Yerevan. O recém inaugurado estádio Hraztan ficou lotado com setenta mil torcedores, esperançosos que por algum milagre o Ararat poderia passar pelo Bayern. Infelizmente, o gol marcado por Andreasyan na vitoria por 1 a 0 não foi suficiente e o Ararat foi eliminado. O Bayern acabou ganhando a Copa dos Campeões no ano, sendo essa a sua única derrota!

Escudo atual do Ararat de Yerevan, Armênia

Infelizmente, no ambiente opressivo da União Soviética, não foi possível dar continuidade a esse trabalho e desenvolver uma tradição no futebol da Armênia. Os sucessos do Ararat entre 1971 e 1975 alimentaram sentimentos de orgulho nacional o que não era tolerado na época. Apesar disso, esse time extraordinário merece seu lugar na história do futebol mundial e será lembrado com muito carinho pelos armênios.
Time do Ararat em 20.6.2012. Jogo comemorativo dos setenta anos de Eduard Markarov


[Texto de Mauro Amaral e Vazken Proudian]

Երևանի Արարատի 1973-ի յաղթանակները՝ պրազիլիական Ֆութպօլի պլօկի մը մէջ:

This is an article about FC Ararat Yerevan 1973, in a Brazilian football blog.






Um comentário:

  1. Muito bonito texto, tive a oportunidade já de conversar com o Vazken sobre essa história, que é realmente fantástica!

    ResponderExcluir