Um time ganha a Libertadores, se esbalda em festa, e começa a jogar sem vontade no Campeonato Brasileiro, pensando apenas no Mundial de Clubes da FIFA
Não é qualquer time que ganha a Libertadores. Tem que ter qualidade, bom elenco e entrosamento, além de uma pitada [ou caminhão] de sorte
Então, por que não levar a sério o Brasileiro e tentar ganhar também esta competição no mesmo ano ?!
O Santos de 2011 e o Corinthians de 2012 poderiam ter feito isto !
E poderiam dar esta alegria aos seus respectivos torcedores...
Uma espécie de “Tríplice Coroa Internacional”
Libertadores, Brasileiro e Mundial da FIFA, tudo no mesmo ano !
Seria impossível ?!
Poderia até não ser, mas creio que o desgaste físico será um fator a ser considerado. Com a formação de um elenco forte e bons jogadores de reposição para suprir as ausências e lesões em função da maratona de jogos, pode sim acontecer de conseguir conquistar as três competições.
ResponderExcluirTem um pouco de relaxamento sim, mas concordo com o Guilherme que o desgaste físico é o fator preponderante.
ResponderExcluirSó os grandes times da Europa conseguem montar elencos para jogar simultaneamente várias competições e, ainda assim, raramente conseguem a façanha de vencer tudo.
Porém, acredito que os maiores times brasileiros estão a caminho disso.
Mas, Moisés e Guilherme, na Europa os problemas com reposição são parecidíssimos com os daqui. Não faz muito tempo Villanova esteve diante uma série de desfalques.
ResponderExcluirA questão vai além. Está no fato de nossos campeonatos serem feitos em bloco: primeiro um, depois o outro. Isso cria aquela sensação de satisfação, de dever cumprido, uma vez vencido uma competição.
O Santos tem comemorado, por exemplo, ter tido dois títulos no ano, como se o Paulistão e mesmo a Recopa fossem da mesma grandeza que Muricy e Neymar.
O calendário tem que mudar. O que também implica diminuir os jogos.
http://semangulo.blogspot.com.br/2012/10/quais-os-problemas-do-futebol.html